- Rio Minho
O rio Minho é um rio internacional dividido entre dois países: Portugal e a Espanha. Nasce na Serra da Meira, neste último país referido, a uma altitude 750 metros. A sua extensão é elevada percorrendo cerca de 340 quilómetros, dos quais 230 são em Espanha e 110 em Portugal até desaguar no oceano atlântico na vila de Caminha, em Portugal. É este rio que serve de fronteira entre Portugal e Espanha, nos últimos 75 km do curso de água, em Melgaço.
A área total da bacia hidrográfica é de 22 500 km2, sendo apenas cerca de 5% em território português.
Tem como principais afluentes portugueses o rio Coura, rio Mouro e o rio Gadanha e tem como principais afluentes espanhóis o rio Louro, rio Neira e o rio Avia.
O rio Douro é o segundo rio mais extenso da Península Ibérica e pertence a Portugal e Espanha, dai ser um rio internacional.
Nasce em Espanha, a uma altitude de 2080 metros, na Serra do Urbião, em espanhol Urbión e após ter percorrido cerca de 927 quilómetros, desagua no Oceano Atlântico junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.
A bacia hidrográfica deste rio é enorme, sendo cerca de 18643 km2 em território português e 78960 km2 em território espanhol, dando no total uma área de 97603 km2.
Apresenta como principais afluentes portugueses o rio Tua, o rio Côa e o rio Tâmega e como principais afluentes espanhóis o rio Rituerto, o rio Riaza e rio Duratón.
Nas suas margens de elevado declive é fabricado o famoso Vinho do Porto e para além disso as margens do rio apresentam paisagens raríssimas e extraordinárias com uma fauna e flora abundantes. As margens também são uma ajuda para a produção de energia eléctrica, através das centrais hidroeléctricas.
- Rio Mondego
O rio Mondego tal como o Vouga localiza-se no centro de Portugal. Este rio é o maior e o mais importante de todos os que têm o seu curso exclusivamente em território português.
Nasce na Serra da Estrela, a uma altitude de 1425 metros e desagua no oceano Atlântico, junto à cidade da Figueira da Foz, após ter percorrido uma extensão de cerca de 234 quilómetros.
Apresenta uma bacia hidrográfica com cerca de 6644 km2 e apresenta os rios Dão, Alva, Arunca e Ceira como seus principais afluentes.
Desde a nascente até a foz é possível observar paisagens muito diversificadas, como montanhas rochosas, vales cheios de erva e lugares mais planos, onde a água corre.
- Rio Tejo
O rio Tejo é o rio maior da Península Ibérica em comprimento, ou seja, é o rio maior de Portugal e de Espanha, por apresentar uma elevadíssima extensão. Essa extensão é cerca de 1040 quilómetros É o segundo maior rio de Portugal, em comprimento.Este rio nasce em Espanha, na Serra de Albarracín, a uma altitude aproximadamente de 1153 metros e após um percurso enorme vai desaguar no Oceano Atlântico, em Lisboa, Portugal.
A sua bacia hidrográfica e de 80.600 km2, sendo 55.750 km2 em Espanha e 24.850 km2 em Portugal. É a terceira bacia mais extensa de Península Ibérica, atrás do rio Douro e do rio Ebro.
O rio Tejo tem vários afluentes, como por exemplo o rio Erges (Espanha), o rio Sever (Espanha), o rio Sorraia (Portugal) e o rio Zêzere (Portugal).
- Rio Guadiana
O rio Guadiana é um rio internacional da Península Ibérica.
A sua nascente não é muito bem definida mas provavelmente situa-se nas lagoas de la Ruidera, na serra de Alcaraz, em Espanha, a uma altitude de cerca de 1700 metros. Após ter percorrido aproximadamente 829 quilómetros, desagua no Oceano Atlântico, junto a duas cidades, Vila Real de Santo António (Portugal) e Ayamonte (Espanha), fazendo fronteira entre os dois países.
A sua bacia hidrográfica tem uma área de cerca de 72100 km2, sendo 11500 km2 em Portugal e uma grande parte em Espanha.
Os seus principais rios afluentes são o rio Caia, o rio Degebe, o rio Odeleite e o rio Ardila.